O que significa ser uma escola em Pastoral? Alguém pode até pensar que pastoral é “só” uma “coisa de igreja”, “aula de religião” ou algum tipo de “doutrinação”. Pensamos diferente, certamente! Vamos esclarecer: a pastoral é um modo de ser inspirado no Evangelho, que significa acolher abertamente a todos que desejam compartilhar da formação de valores para uma educação integral.
Na Rede Clarissas Franciscanas, a educação está comprometida com a sabedoria do amor que brota da missão de evangelizar. Cada ação educativa se inspira no cuidado como um modo de ser do amor. Cuidar é pastorear! Sim, o bom pastor dá a vida por suas ovelhas para que elas se tornem, através das relações de ensino e de aprendizagens significativas, pessoas realizadas e comprometidas.
A escola em Pastoral é um acontecimento que se dá na realidade das nossas práticas educativas. Diz respeito à identidade da escola católica, sua função social, seus princípios, sua abertura e compromisso com o ensinar para a diversidade, considerando as subjetividades e seus desafios pessoais e sociais. A pastoralidade é um elemento constitutivo dos colégios franciscanos, na promoção de experiências de paz e bem que potencializam o ser de seus estudantes.
A intencionalidade educativa da escola em Pastoral está explícita em sua Missão, Visão, Valores, Projeto Político Pedagógico, podendo ser percebida, vivenciada e sentida em todos os espaços escolares e no modo como são pensados, planejadas e operacionalizados os projetos, ações e cada aula em particular. Nesse contexto, como sujeito eclesial, o colégio franciscano também oferece vivências confessionais e alternativas interconfessionais e ecumênicas à comunidade escolar, em diálogo com uma teologia progressista e uma pedagogia inovadora.
Pastorear é o desvelar da sabedoria do cuidar! Parafraseando nossa fundadora, Madre Serafina: que ninguém se perca por descuido nosso.
Por Ubiratan Nunes, Coordenador Geral da Pastoral.