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Cotidianos potentes: crianças que brincam e interagem

Falar sobre brincadeira é também falar de interação. Na Educação Infantil, esses dois conceitos são tão relevantes que se tornaram eixos norteadores da prática pedagógica desenvolvida no cotidiano das crianças. No espaço escolar, a criança aprende interagindo e brincando com seus pares, dentro de um cotidiano potente, cuidadosamente planejado pelos educadores. Nas escolas da Rede Clarissas Franciscanas, desconstruímos a ideia de uma educação que limita as possibilidades das crianças, marcada por uma rotina rígida de atividades meramente em folhas, com tempo reduzido para brincadeiras e controle por meio de atividades individuais, fruto de um modelo ultrapassado. Infelizmente, ainda é comum encontrarmos contextos escolares, mesmo nos dias de hoje, em que a brincadeira e a interação não são prioridades. Em nossos cotidianos priorizamos um currículo no qual a criança é vista como um sujeito-criança, que tem vez e voz para manifestar seus desejos e necessidades e construir, juntamente com os educadores, um planejamento focado no prazer de aprender brincando, por meio dos campos de experiências, permeados pelo ato do brincar e de interagir. Conforme o exposto, entendemos a brincadeira como um pilar fundamental para o desenvolvimento infantil, uma vez que, por meio dela, a criança explora, aprende e apreende o mundo ao seu redor, com espontaneidade e vivacidade. Pode-se afirmar que as habilidades são desenvolvidas através do brincar e, na Rede Clarissas Franciscanas, oferecemos um espaço que potencializa um cotidiano brincante, amplo e com contato com a natureza. Além disso, por meio da interação, as crianças vivenciam e aprimoram a construção de suas experiências sociais e culturais, potencializando o conhecimento de forma colaborativa, em interações com as crianças, professores, famílias e o próprio ambiente. Dessa forma, a ênfase está no contexto social e cultural para o desenvolvimento cognitivo e emocional já que a relação entre o brincar e o interagir potencializa uma educação significativa, proporcionando um contexto de aprendizagem ativa, reflexiva e sociointeracionista. Assim, cabe ao educador das infâncias proporcionar experiências ricas em seus contextos previamente planejados e ambientes que promovam interações e aprendizagens por meio de brincadeiras, livres e direcionadas. Portanto, na educação da primeira infância, é essencial que todo o cotidiano, desde a chegada até a saída das crianças, respeite as infâncias por meio de experiências que promovam a brincadeira e a interação, desconstruindo práticas que ignoram esses eixos e construindo uma educação que faça sentido na vida das crianças. Na Rede Clarissas Franciscanas, reconhecemos as singularidades que permeiam o universo das crianças. Em nosso seio, elas aprendem por meio da interação e das brincadeiras em um processo contínuo de descobertas que preenchem o dia a dia na escola de novas experiências e muitos significados. Por Fabiana Costa Gonçalves, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e do 1º ano do Colégio Franciscano Imaculada Conceição.
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