Seja bem-vindo(a) ao Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Franciscano Santo Antônio!
Conheça a nossa proposta pedagógica para este segmento educacional que é fundamental para o pleno desenvolvimento dos pré-adolescentes e adolescentes.
O Ensino Fundamental Anos Finais é marcado por mudanças expressivas tanto nos processos pedagógicos quanto no desenvolvimento global dos estudantes, cujas possibilidades de novas experiências se aprimoram e se expandem na medida em que ocorre a transição da infância para a adolescência.
Além das mudanças vivenciadas pelos alunos em seu corpo e em suas relações consigo mesmos, com os outros e com o mundo, aspectos típicos do ciclo da adolescência, o Ensino Fundamental Anos Finais exige dos educandos mais responsabilidade, comprometimento, autonomia, interação e posicionamento crítico. Nesta etapa, os estudantes desenvolvem processos cognitivos mais ativos e exigentes a partir do trabalho com objetos do conhecimento mais sofisticados, complexos e de amplo repertório.
O Colégio Franciscano Santo Antônio respeita e reconhece todas as nuances que permeiam o Ensino Fundamental Anos Finais e organiza sua proposta pedagógica para se aproximar do universo dos adolescentes, contribuindo seguramente com seu desenvolvimento à luz de uma educação integral. Sob esta perspectiva, nossos estudantes são estimulados à aquisição de competências, habilidades, atitudes e valores dos campos cognitivo, social, emocional e espiritual.
No que se refere ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, relacionadas sobretudo à aprendizagem de conteúdos acadêmicos, nossos alunos contam com um robusto material didático. Nossa escola é parceira do Bernoulli Sistema de Ensino! Para além dos livros físicos, o Bernoulli se constitui de uma plataforma de ensino e aprendizagem com uma ampla disponibilidade de recursos, incluindo os digitais. Com o apoio do Bernoulli, nossos estudantes têm aulas com conteúdos atualizados, temáticas problematizadoras e contextos adequados aos desafios da contemporaneidade.
Do 6º ao 9º Ano, estudar Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia, Língua Inglesa, Arte, Educação Física, Ensino Religioso, Socioemocional e Filosofia em nossa escola é reconhecer o conhecimento acadêmico como um meio seguro para adquirir um amplo repertório científico e cultural, que permite a cada aluno construir seus projetos de vida do presente e do futuro de maneira autônoma, autêntica, criativa, propositiva, ética e responsável. Para garantir um processo de ensino e aprendizagem adequado e qualificado em cada componente curricular, é importante destacar que o nosso Ensino Fundamental Anos Finais possui carga horária estendida.
A Língua Inglesa é um componente curricular que se destaca em nossa proposta pedagógica. Ainda em parceria com o Bernoulli, ofertamos o programa bilíngue Dive.b para os estudantes dos 6º e 7º Anos. São cinco aulas por semana que promovem uma verdadeira imersão dos nossos alunos no universo do bilinguismo. Com o suporte da metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), nosso programa bilíngue consiste de uma abordagem pedagógica que promove a integração de diversos conteúdos curriculares com o inglês. Em vez de ensinar a língua de forma isolada, a metodologia CLIL procura associar a aprendizagem da segunda língua aos demais componentes curriculares como matemática, ciências, geografia, história, entre outros. Não são apenas aulas de inglês, são aulas em inglês! Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de aprender o idioma de forma significativa e natural.
Como mencionamos anteriormente, nosso currículo do Ensino Fundamental Anos Finais é construído com foco na educação integral dos adolescentes. Para tanto, como escola confessional que também se dedica fortemente ao desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e espirituais, somando-se às aulas de Filosofia, destacamos as disciplinas de Ensino Religioso e de Socioemocional.
Em nossa escola, o componente curricular de Ensino Religioso tem base epistemológica na teologia e no modelo confessional católico. Estamos comprometidos com o pleno desenvolvimento dos nossos estudantes por meio de uma pedagogia inovadora e de uma teologia progressista. Sob essa ótica, em nossa escola, o desenvolvimento da religiosidade acontece por meio do diálogo com as outras religiões, a partir do viés da alteridade, do respeito à diversidade, do rigor científico e da responsabilidade social.
Já ao cursar a disciplina de Socioemocional, nossos pré-adolescentes e adolescentes são auxiliados a aperfeiçoar a sua autorregulação, autoconsciência e confiança, a controlar suas emoções e impulsos desafiadores e a aumentar sua empatia e solidariedade visando ao seu pleno desenvolvimento nos campos pessoal, interpessoal e social. Com material didático do Bernoulli Sistema de Ensino, as aulas semanais de Socioemocional são referências concretas do total comprometimento da nossa escola com o desenvolvimento integral de cada estudante.
Ainda no que tange à aquisição de habilidades não cognitivas, nosso colégio conta com a Rede do Bem! Trata-se de um programa autoral, estruturado e consistente que organiza, direciona e sistematiza todas as atividades contínuas, integradas e transversais que oportunizam o desenvolvimento social e emocional dos estudantes. A Rede do Bem também contempla ações seguras de combate ao bullying, sempre considerando o acolhimento, o cuidado e a formação de cada estudante.
Os adolescentes também vivenciam atividades da Experiência Paz e Bem, as quais são desenvolvidas pelo nosso serviço de Pastoral. A Experiência Paz e Bem contempla ações imbricadas com projetos e estratégias pedagógicas voltadas para a formação de valores, desenvolvendo conteúdos, competências e habilidades em diálogo com o carisma de São Francisco, Santa Clara e de nossa fundadora, Madre Serafina. Ainda no contexto da Experiência Paz e Bem, ofertamos de maneira opcional aos nossos alunos o Grupo de Ação Solidária, o grupo Adolescer e a iniciação para o Sacramento do Crisma.
Temos, ainda, uma ampla estrutura física que contribui para que as aulas ocorram em diversos espaços, como pátios, salas multimídia, laboratórios, quadras, auditório, capela e outros. Dessa forma, por meio de ambientes, recursos e estratégias didático-pedagógicas variados, as possibilidades de aprendizagem dos nossos pré-adolescentes e adolescentes se ampliam e se tornam significativas.
Nossa escola conta com uma equipe qualificada, composta por coordenadores, orientadores e professores dedicados e comprometidos com o desenvolvimento integral de cada aluno que realiza sua trajetória estudantil em nosso seio.
Nossa proposta pedagógica para o Ensino Fundamental Anos Finais respeita as singularidades da adolescência! Aqui no Colégio Franciscano Santo Antônio, os adolescentes são respeitados, reconhecidos e atendidos por meio de práticas escolares diferenciadas que contemplem suas necessidades, anseios e modos de inserção social.
Para saber mais, consulte a nossa equipe pedagógica.