Seja bem-vindo(a) ao Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Franciscano Regina Pacis!
Conheça a nossa proposta pedagógica para este segmento educacional que é fundamental para o pleno desenvolvimento dos pré-adolescentes e adolescentes.
O Ensino Fundamental Anos Finais é marcado por mudanças expressivas tanto nos processos pedagógicos quanto no desenvolvimento global dos estudantes, cujas possibilidades de novas experiências se aprimoram e se expandem na medida em que ocorre a transição da infância para a adolescência.
Além das mudanças vivenciadas pelos alunos em seu corpo e em suas relações consigo mesmos, com os outros e com o mundo, aspectos típicos do ciclo da adolescência, o Ensino Fundamental Anos Finais exige dos educandos mais responsabilidade, comprometimento, autonomia, interação e posicionamento crítico. Nesta etapa, os estudantes desenvolvem processos cognitivos mais ativos e exigentes a partir do trabalho com objetos do conhecimento mais sofisticados, complexos e de amplo repertório.
O Colégio Franciscano Regina Pacis respeita e reconhece todas as nuances que permeiam o Ensino Fundamental Anos Finais e organiza sua proposta pedagógica para se aproximar do universo dos adolescentes, contribuindo seguramente com seu desenvolvimento à luz de uma educação integral. Sob esta perspectiva, nossos estudantes são estimulados à aquisição de competências, habilidades, atitudes e valores dos campos cognitivo, social, emocional e espiritual.
No que se refere ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, relacionadas sobretudo à aprendizagem de conteúdos acadêmicos, nossos alunos contam com um robusto material didático. Nossa escola é parceira do Bernoulli Sistema de Ensino! Para além dos livros físicos, o Bernoulli se constitui de uma plataforma de ensino e aprendizagem com uma ampla disponibilidade de recursos, incluindo os digitais. Com o apoio do Bernoulli, nossos estudantes têm aulas com conteúdos atualizados, temáticas problematizadoras e contextos adequados aos desafios da contemporaneidade.
Do 6º ao 9º Ano, estudar Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia, Língua Inglesa, Arte, Educação Física, Ensino Religioso, Socioemocional e Filosofia em nossa escola é reconhecer o conhecimento acadêmico como um meio seguro para adquirir um amplo repertório científico e cultural, que permite a cada aluno construir seus projetos de vida do presente e do futuro de maneira autônoma, autêntica, criativa, propositiva, ética e responsável. Para garantir um processo de ensino e aprendizagem adequado e qualificado em cada componente curricular, é importante destacar que o nosso Ensino Fundamental Anos Finais possui carga horária estendida.
A Língua Inglesa é um componente curricular que se destaca em nossa proposta pedagógica. Ainda em parceria com o Bernoulli, ofertamos o programa bilíngue Dive.b para os estudantes dos 6º e 7º Anos. São cinco aulas por semana que promovem uma verdadeira imersão dos nossos alunos no universo do bilinguismo. Com o suporte da metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), nosso programa bilíngue consiste de uma abordagem pedagógica que promove a integração de diversos conteúdos curriculares com o inglês. Em vez de ensinar a língua de forma isolada, a metodologia CLIL procura associar a aprendizagem da segunda língua aos demais componentes curriculares como matemática, ciências, geografia, história, entre outros. Não são apenas aulas de inglês, são aulas em inglês! Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de aprender o idioma de forma significativa e natural.
Os estudantes do 6º Ano do CFRP também vivenciam processos de aprendizagem no campo das ciências da computação. Durante as aulas de Mundo Computacional, realizadas no laboratório Mind Makers, os estudantes desenvolvem uma forma de pensar que utiliza conceitos fundamentais da ciência da computação, o que contribui para potencializar suas capacidades cognitivas e operacionais, além de oportunizar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Essa experiência permite ao aluno enxergar o mundo de forma diferente e, consequentemente, propor soluções distintas das tradicionais para os problemas, especialmente os complexos, tendo como referência o raciocínio lógico e o pensamento algorítmico, por exemplo
Como mencionamos anteriormente, nosso currículo do Ensino Fundamental Anos Finais é construído com foco na educação integral dos adolescentes. Para tanto, como escola confessional que também se dedica fortemente ao desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e espirituais, somando-se às aulas de Filosofia, destacamos as disciplinas de Ensino Religioso e de Socioemocional.
Em nossa escola, o componente curricular de Ensino Religioso tem base epistemológica na teologia e no modelo confessional católico. Estamos comprometidos com o pleno desenvolvimento dos nossos estudantes por meio de uma pedagogia inovadora e de uma teologia progressista. Sob essa ótica, em nossa escola, o desenvolvimento da religiosidade acontece por meio do diálogo com as outras religiões, a partir do viés da alteridade, do respeito à diversidade, do rigor científico e da responsabilidade social.
Já ao cursar a disciplina de Socioemocional, nossos pré-adolescentes e adolescentes são auxiliados a aperfeiçoar a sua autorregulação, autoconsciência e confiança, a controlar suas emoções e impulsos desafiadores e a aumentar sua empatia e solidariedade visando ao seu pleno desenvolvimento nos campos pessoal, interpessoal e social. Com material didático do Bernoulli Sistema de Ensino, as aulas semanais de Socioemocional são referências concretas do total comprometimento da nossa escola com o desenvolvimento integral de cada estudante.
Ainda no que tange à aquisição de habilidades não cognitivas, nosso colégio conta com a Rede do Bem! Trata-se de um programa autoral, estruturado e consistente que organiza, direciona e sistematiza todas as atividades contínuas, integradas e transversais que oportunizam o desenvolvimento social e emocional dos estudantes. A Rede do Bem também contempla ações seguras de combate ao bullying, sempre considerando o acolhimento, o cuidado e a formação de cada estudante.
Os adolescentes também vivenciam atividades da Experiência Paz e Bem, as quais são desenvolvidas pelo nosso serviço de Pastoral. A Experiência Paz e Bem contempla ações imbricadas com projetos e estratégias pedagógicas voltadas para a formação de valores, desenvolvendo conteúdos, competências e habilidades em diálogo com o carisma de São Francisco, Santa Clara e de nossa fundadora, Madre Serafina. Ainda no contexto da Experiência Paz e Bem, ofertamos de maneira opcional aos nossos alunos o Grupo de Ação Solidária, o grupo Adolescer e a iniciação para o Sacramento do Crisma.
Temos, ainda, uma ampla estrutura física que contribui para que as aulas ocorram em diversos espaços, como pátios, salas multimídia, laboratórios, quadras, auditório, capela e outros. Dessa forma, por meio de ambientes, recursos e estratégias didático-pedagógicas variados, as possibilidades de aprendizagem dos nossos pré-adolescentes e adolescentes se ampliam e se tornam significativas.
Nossa escola conta com uma equipe qualificada, composta por coordenadores, orientadores e professores dedicados e comprometidos com o desenvolvimento integral de cada aluno que realiza sua trajetória estudantil em nosso seio.
Nossa proposta pedagógica para o Ensino Fundamental Anos Finais respeita as singularidades da adolescência! Aqui no Colégio Franciscano Regina Pacis, os adolescentes são respeitados, reconhecidos e atendidos por meio de práticas escolares diferenciadas que contemplem suas necessidades, anseios e modos de inserção social.
Para saber mais, consulte a nossa equipe pedagógica.