Seja bem-vindo(a) ao Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Franciscano Imaculada Conceição!  

Conheça a nossa proposta pedagógica para este segmento educacional que é fundamental para o pleno desenvolvimento das crianças. 

Englobando as turmas do 1º ao 5º ano, o Ensino Fundamental Anos Iniciais marca a progressão sistemática do processo de escolarização das crianças. As aprendizagens desenvolvidas na Educação Infantil se amplificam. Nesta etapa, os alunos consolidam seu processo de alfabetização e letramento e também desenvolvem operações cognitivas cada vez mais complexas para aprender, expressar-se e atuar diante dos diversos contextos científicos, sociais, culturais e ambientais vivenciados na escola e fora dela. Logo em seu início, a experiência das crianças em nossa escola é acrescida de novos elementos: avaliações formais, tarefas de casa, atividades de pesquisa diversificadas, entre outros. É nesta etapa escolar que ampliam-se a autonomia, a compreensão de normas e regras e a inserção das crianças nos ambientes sociais. .

Aqui no Colégio Franciscano Imaculada Conceição as crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais se deparam com uma variedade de situações pedagógicas que envolvem diversos conceitos e saberes científicos, potencializando suas descobertas, observações, análises e argumentações e ampliando seu repertório acadêmico e cultural. 

Para apoiar este processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, contamos com a parceria do Bernoulli Sistema de Ensino. O Bernoulli é uma plataforma de ensino e aprendizagem completa, que concilia materiais didáticos nos formatos físicos e digitais. Por meio de conteúdos diversificados, atualizados, contextualizados e problematizadores, as crianças aprendem progressivamente, alcançando níveis de pensamento de ordem global ao final do 5º Ano. Com as soluções do Bernoulli, o estudo da Matemática, da Língua Portuguesa, das Ciências, da História e da Geografia se torna significativo, interessante e sofisticado. 

A Língua Inglesa é outro componente curricular que se destaca em nossa proposta pedagógica. Ainda em parceria com o Bernoulli, ofertamos o programa bilíngue Dive.b para todas as crianças do 1º ao 5º Ano. São cinco aulas por semana que promovem uma verdadeira imersão dos nossos alunos no universo do bilinguismo. Com o suporte da metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), nosso programa bilíngue consiste de uma abordagem pedagógica que promove a integração de diversos conteúdos curriculares com o inglês. Em vez de ensinar a língua de forma isolada, a metodologia CLIL procura associar a aprendizagem da segunda língua aos demais componentes curriculares como matemática, ciências, geografia, história, entre outros. Não são apenas aulas de inglês, são aulas em inglês! Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de aprender o idioma de forma significativa e natural.

Nossas crianças dos Anos Iniciais também vivenciam processos de aprendizagem no campo das ciências da computação. Durante as aulas de Mundo Computacional, realizadas no laboratório Mind Makers, os estudantes desenvolvem uma forma de pensar que utiliza conceitos fundamentais da ciência da computação, o que contribui para potencializar suas capacidades cognitivas e operacionais, além de oportunizar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Essa experiência permite ao aluno enxergar o mundo de forma diferente e, consequentemente, propor soluções distintas das tradicionais para os problemas, especialmente os complexos, tendo como referência o raciocínio lógico e o pensamento algorítmico, por exemplo.

Ainda dentro do currículo escolar, nossas turmas do 1º ao 5º ano têm a disciplina de Ensino Religioso. Em nossa proposta pedagógica, o Ensino Religioso tem base epistemológica na teologia e no modelo confessional católico. Estamos comprometidos com o pleno desenvolvimento dos nossos estudantes por meio de uma pedagogia inovadora e de uma teologia progressista. Sob essa ótica, em nossa escola, o desenvolvimento da religiosidade se dá no diálogo com as outras religiões, a partir do viés da alteridade, do respeito à diversidade, do rigor científico e da responsabilidade social. 

Contribuindo para o desenvolvimento da competência leitora, nossas crianças do 5º Ano têm acesso ilimitado à Árvore, plataforma digital de educação com mais de 100 mil títulos disponíveis. Com o auxílio da Árvore, oportunizamos o desenvolvimento da proficiência em leitura dos nossos estudantes, incentivando sua formação crítica, argumentativa, cidadã, participativa e consistente. 

É importante ressaltar que nossa proposta pedagógica está edificada sob os pilares da educação integral, o que significa, em síntese, contribuir para o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores dos campos cognitivo, social, emocional, físico e espiritual de cada criança que vivencia seu processo escolar em nosso seio. Portanto, além de uma robusta estrutura curricular que destaca os campos do conhecimento científico, em nossa escola a educação socioemocional também é enfatizada. 

O Colégio Franciscano Imaculada Conceição conta com a Rede do Bem! É um programa autoral, estruturado e consistente que organiza, direciona e sistematiza todas as atividades contínuas, integradas e transversais que contemplam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. As ações da Rede do Bem objetivam o desenvolvimento de cinco importantes competências que consideram as relações dos alunos consigo mesmos, com os outros e com os diversos contextos sociais, quais sejam: autogestão, autoconhecimento, consciência social, tomada de decisão responsável e habilidades de relacionamento. Cada experiência propicia aos estudantes o desenvolvimento de suas habilidades de resiliência, responsabilidade, empatia, respeito, autoconfiança, tolerância à frustração, entre outras. É por meio de ações formativas e preventivas que nossa escola mantém ambientes saudáveis e relações de respeito e solidariedade entre os membros de sua comunidade educativa. A Rede do Bem também contempla ações seguras de combate ao bullying, sempre considerando o acolhimento, o cuidado e a formação de cada estudante.

As crianças dos Anos Iniciais também vivenciam atividades da Experiência Paz e Bem, as quais são desenvolvidas pelo nosso serviço de Pastoral.  A Experiência Paz e Bem contempla ações imbricadas com projetos e estratégias pedagógicas voltadas para a formação de valores, desenvolvendo conteúdos, competências e habilidades em diálogo com o carisma de São Francisco, Santa Clara e de nossa fundadora, Madre Serafina. 

Temos, ainda, uma ampla estrutura física que contribui para que as aulas ocorram em diversos espaços, como pátios, salas multimídia, laboratórios, quadras, auditório, capela e outros. Dessa forma, por meio de ambientes, recursos e estratégias didático-pedagógicas variados, as possibilidades de aprendizagem de nossas crianças se ampliam e se tornam significativas.

Nossa escola conta com uma equipe qualificada, composta por coordenadores, orientadores e professores dedicados e comprometidos com o desenvolvimento integral de cada aluno que realiza sua trajetória estudantil em nosso seio.

Nossa proposta pedagógica para o Ensino Fundamental Anos Iniciais é completa! Aqui no Colégio Franciscano Imaculada Conceição, as crianças são reconhecidas como sujeitos que observam, descobrem, avaliam, se interessam, dialogam, argumentam, participam, se posicionam, constroem e desenvolvem conhecimentos, habilidades e atitudes por meio das relações com seus colegas e professores, em experiências ricas, diversificadas e repletas de intencionalidade pedagógica.

Para saber mais, consulte a nossa equipe pedagógica.